Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Escola Sarandi está embasada nos quatro pilares da educação segundo Jaques Delors e em princípios que norteiam a sua práxis educativa.

1 - APRENDER A SER

A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: corpo e mente-inteligência, sensibilidade, estética, responsabilidade, espiritualidade. A escola oferece aos seus alunos a possibilidade da educação dos sentidos, da descoberta, da experimentação estética, científica, artística, desportiva, cultural, social que complementam a sua formação. Abordamos a educação como um processo individual e, ao mesmo tempo, social e interativo.

2 - APRENDER A CONVIVER

Desenvolvemos uma educação capaz de evitar conflitos ou de os resolver de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas e espiritualidade. Propomos atitudes de respeito, justiça, solidariedade e diálogo. Também incentivamos a participação em projetos comuns, importantes para resolver conflitos latentes. Freud coloca que o ser humano tem dentro de ri duas forças antagônicas: Eros – bondade, Thanatos – destruição, violência. Com base nisso, a escola procura oportunizar situações que levem à boa convivência.

3 - APRENDER A FAZER

Ensinamos os alunos a pôr em prática seus conhecimentos. Privilegiamos a aplicação da teoria na prática bem como a capacidade de comunicar-se, de trabalhar com os outros, de inferir e de resolver conflitos. Aprender a fazer não significa preparar alguém para uma tarefa bem determinada mas sim desenvolver competências e habilidade que tornem o ser humano autônomo para enfrentar os desafios da ciência, da tecnologia e do social.

4 - APRENDER A APRENDER

O aprender a aprender exercita a memória, a atenção e o pensamento. Quando falamos em memória nos referimos à memória associativa e não apenas mecânica. Ela deve ser treinada desde a infância. O pensamento deve comportar avanços entre o concreto e o abstrato e combinar tanto no ensino como na pesquisa os dois métodos: o indutivo e o dedutivo. A escola dá a base para que o estudante continue a aprender ao longo de toda a vida.

Princípios


  • 1. AUTONOMIA

    Todas as ações educativas são planejadas visando o desenvolvimento e a prática da autonomia. O aluno precisa ter autoconfiança, segurança, independência nas suas ações, atitudes e falas para tornar-se cidadão qualificado para o mundo acadêmico e do trabalho na conquista pessoal e profissional.
  • 2. FLEXIBILIDADE

    O currículo precisa estar aberto às informações da contemporaneidade e adequar-se a elas. Não ficar restrito apenas aos conhecimentos históricos, aqueles construídos pela humanidade, mas também acompanhar a evolução dos tempos. A dinamicidade do mundo moderno exige constantes mudanças de paradigmas para acompanhar os avanços científicos, tecnológicos, sociais e comportamentais. Nada é definitivo, estático, por isso o princípio da flexibilidade é importante para a atualização do conhecimento.
  • 3. PARTICIPAÇÃO

    O processo educativo não é passivo, ele é interativo e dinâmico, o aluno é sujeito e agente do processo. Também participação implica no engajamento em todos os eventos, ações, atividades, projetos, áreas do conhecimento objetivando a formação integral do educando e a transformação da sociedade. Num primeiro momento ela é estimulada e determinada até a tornar-se uma prática natural e espontânea.
  • 4. CONHECIMENTO

    Contempla todas as áreas do saber e transforma informação em conhecimento. Desenvolve competências e habilidades a partir dos conteúdos como: argumentar, interpretar, raciocinar, inferir, dialogar, realizar a interdisciplinaridade, o letramento, a criticidade, o discernimento.
  • 5. EQUIDADE

    Valores bem definidos. Desenvolve a prática da justa medida, a igualdade de oportunidades, direitos, deveres e espaços de crescimento e convivência.
  • 6. SOCIALIZAÇÃO

    A escola é um espaço de socialização. O respeito, a justiça, a amizade, a troca, o afeto, o bem-querer, estão presentes no cotidiano escolar entre todos integrantes da comunidade escolar.
  • 7. INCLUSÃO

    Respeito às diferenças quer social, racial, física, intelectual, religiosa... Não é permitido discriminação de qualquer natureza.
  • 8. CONVIVÊNCIA

    As regras são construídas coletivamente; liberdade de expressão fundamentada no respeito mútuo; reavaliação e reformulação das regras sempre que necessário; as regras são validadas para toda a comunidade escolar; medidas punitivas e arbitrárias são substituídas por medidas educativas como a sanção por reciprocidade; a escola e a família constroem uma relação de parceria respeitando os papeis que competem a cada uma.

Práxis Pedagógica e Operacionalização do Currículo

Alfabetização e letramento permanente

Alfabetização como um processo que oportunize a leitura de mundo, indo além da decodificação de símbolos e não se limitando às séries iniciais. A compreensão e a interpretação das leituras são condições “sinequa non” para uma cidadania consciente e autônoma. O letramento, que é a utilização da língua em todas as suas manifestações e práticas sociais, deve ser permanentemente reforçado. É necessário que o educando tenha acesso ao universo dos textos que circulam socialmente para que possa participar do processo da escrita em desenvoltura e de forma autônoma.

Currículo interdisciplinar e contextualizado

A escola desenvolve seu currículo de forma contextualizada e interdisciplinar para que os alunos possam fazer os links, os cruzamentos entre as diversas disciplinas e conteúdos afins. Situar o aluno no tempo e espaço em que vive, o seu modus vivendi, torna o processo educativo menos complexo, mais real e mais significativo.

Avaliação

A escola trata a avaliação como:
  • Um processo permanentemente de ação-reflexão-ação;
  • Diagnóstica;
  • A qualidade prepondera sobre a quantidade;
  • Cumulativa, a fim de que os alunos tenham sempre presentes os conteúdos desenvolvidos;
  • Classificatória, notas de zero a cem;
  • Expressão trimestral de resultados;
  • Recuperação paralela ao período letivo;
  • Estudos prolongados de recuperação.

Escola Sarandi

Avenida Expedicionário, 625
Centro, Sarandi
(54) 3361-1501

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